26/01/2022
Tecnologia de sepultamento Paso Al Cielo é referência em preservação ambiental

Recentemente, no mês de janeiro de 2022, a Paso Al Cielo foi notícia pela RBSTV, emissora afiliada à Rede Globo. O motivo não poderia ser outro se não a excelência apresentada pelo método inovador para sepultamento. Acompanhe este artigo e descubra por que a Paso Al Cielo é uma referência nacional em preservação ambiental, no que diz respeito a métodos de sepultamento!

Nos dias 10 e 11 de janeiro, foi ao ar para todo o Estado do RS uma reportagem especial sobre cemitérios, durante o Jornal do Almoço, principal noticiário diário da RBSTV. O assunto foi a contaminação dos solos em um raio de até 300 metros de cemitérios tradicionais.

De acordo com a pesquisa, realizada pela Faculdade IMED de Passo Fundo-RS, o solo do interior e das redondezas de cemitérios tradicionais, cujo o sepultamento é abaixo do solo, possui uma alta contaminação de metais pesados como chumbo e cromo. O contato constante desses metais pesados com o corpo humano pode acarretar diversos problemas de saúde.

Alcindo Neckel, pesquisador da IMED, salienta que “a questão digestiva e questões de fertilidade” são sistemas que podem ser prejudicados pela contaminação desses metais. Além disso, conforme o pesquisador, o cromo é um metal altamente cancerígeno.

A solução

O poder público do município, por meio do Ministério Público e da Secretaria Municipal de Transportes e Serviços Gerais, aponta uma solução para que esse problema não seja mais gerado no futuro: o sepultamento vertical.

O Memorial Vera Cruz, localizado na cidade de Passo Fundo-RS, foi o primeiro local a implementar a tecnologia Paso Al Cielo para o sepultamento. Desde 2017, a maioria dos novos sepultamentos são feitos em lóculos ecológicos de polietileno, o que impede a formação de rachaduras na sepultura.

Dessa forma, os lóculos, 100% herméticos e lacrados, concentram a totalidade dos líquidos oriundos da decomposição humana, até que se transformem em gases e sejam purificados através de filtro especial e devolvidos à natureza. Essa devolução ocorre após os gases estarem integralmente tratados e sem riscos ou danos ao meio ambiente.

Uma referência nacional

Atualmente, a Paso Al Cielo é uma referência nacional em preservação ambiental para o sepultamento. Com uma metodologia única, eficiente e que respeita os princípios básicos de preservação, é uma ótima escolha para pequenos, médios e grandes cemitérios que trabalham com o propósito de aprimorar o trabalho que desempenham.

Para assistir a reportagem completa, basta clicar aqui.

Tecnologia de sepultamento Paso Al Cielo é referência em preservação ambiental