6 vantagens incomparáveis do método Paso Al Cielo para a construção de cemitérios
O método Paso Al Cielo é uma alternativa muito mais funcional para a construção de cemitérios, em relação às formas tradicionais. Com base no modo de funcionamento dos cemitérios verticais, o método nasceu para que os cemitérios possam incorporar em sua estrutura uma experiência diferenciada para o sepultamento humano.
As vantagens dessa forma de sepultamento diferenciada já são notadas no primeiro modelo de sucesso, que funciona no cemitério Memorial Vera Cruz, de Passo Fundo, Norte do RS.
Neste artigo, explicamos o que é o método e listamos as principais vantagens do método para quem está pensando em construir um cemitério ou, até mesmo, para pessoas que já têm cemitérios mas querem investir na ampliação e na qualidade dos serviços prestados. Vamos acompanhar?
O que é o método?
Baseado na forma de sepultamento vertical, o método Paso Al Cielo dispensa materiais de obra, como cimento, tijolos e argamassa. Desta forma, o sepultamento é feito dentro de uma caixa de polietileno, cujo fechamento da tampa se dá com a solda plástica.
A tampa do lóculo, por sua vez, contém uma entrada e uma saída de ar, para que a filtragem dos gases resultantes da decomposição possa ocorrer de maneira adequada.
O acabamento externo dos lóculos, no entanto, será semelhante ao da forma tradicional, mas com uma qualidade bastante elevada.
Confira as principais vantagens logo a seguir.
1 - Não produz resíduos
Essa é uma técnica totalmente limpa e, por isso, não deixa resíduos. Todos os produtos vão prontos para a montagem no local. Não há concreto, moldes, barulho, pó, etc.
2 - Não requer mão de obra especializada
O manuseio é fácil e a ideia é simples de ser aplicada. Ou seja: não é preciso um especialista no assunto para fazer o método funcionar. O treinamento é rápido e sucinto para que as mesmas equipes que já operam nos cemitérios possam assumir também o sepultamento no novo método.
3 - Permite o cumprimento integral das normas ambientais
Os cemitérios tradicionais, construídos com base em tijolos, cimento, argamassa e outros tipos comuns a obras estruturais, não cumprem integralmente com as normas ambientais instauradas. Isso porque esses itens citados são materiais porosos, ou seja, não é a totalidade dos resíduos da decomposição que vão para os filtros.
Esses materiais acabam absorvendo muitos líquidos e gases, que, às vezes, acabam voltando à atmosfera sem que passem pelo filtro. O método Paso Al Cielo retém a totalidade dos gases e garante que eles passem pelo filtro antes de retornarem à atmosfera.
4 - A exumação pode ser feita em sala reservada
A ocorrência de uma exumação é um pouco incômoda para um cemitério. A família, que precisa acompanhar a exumação, se sente exposta e as pessoas que têm familiares sepultados próximo ao local são impedidos de fazer a visita enquanto ocorre o processo.
Sem contar que em alguns países o processo de exumação é, inclusive, proibido pelo fato de ser um procedimento exposto. A alegação é o fato de que uma exumação é capaz de soltar gases tóxicos e, quando ela é feita em local aberto, esses gases são soltos direto na atmosfera, sem nenhum tratamento.
Com esse método, a exumação poderá ocorrer em sala reservada, contendo, inclusive, a exaustão correta desses gases.
5 - O método é 60% mais barato
A economia que você tem para construir lóculos para sepultamento com o método Paso Al Cielo é gigantesca e pode chegar até 60%, dependendo da escala da sua construção.
Uma vez que se instala a estrutura, o sistema de tratamento e as frontes de mármore, deixando-se para instalar o lóculo ecológico somente quando ocorrer o sepultamento. Isso reduz o custo de instalação e assegura uma melhora de fluxo de caixa.
6 - Proporciona uma experiência menos traumática
Essa é uma ótima opção se você está buscando o bem-estar do seu cliente. As famílias enlutadas ganham uma melhora no espaço para a elaboração do luto.
Um estudo no campo do luto mostra que um dos maiores traumas e memórias desagradáveis de um sepultamento é quando a colher de pedreiro faz barulho contra os tijolos para o fechamento do túmulo. Como este método não faz uso de materiais de obra, não há sons inapropriados para o sepultamento.
Além disso, com a economia que você faz investindo em um método de fácil manutenção, que pode ser feito sob demanda e que não necessita de mão de obra especializada, você consegue investir em acabamentos de melhor qualidade para oferecer mais conforto ao cliente no momento da despedida de seus entes queridos.
Gostou de saber as 6 vantagens incomparáveis do método Paso Al Cielo? Compartilhe nas suas redes sociais!